sábado, 8 de julho de 2017

Você sabe o que acontece com o lixo que você descarta?




Essa é uma questão muito interessante. Você joga seus resíduos na lata do lixo, ela é recolhida pelo sistema de coleta da sua cidade e vai para um aterro, uma central de reciclagem ou para um lixão. 

Mas o lugar exato não é conhecido por todos, o que torna a cadeia do lixo desconhecida por muitos.

Para debater e compreender melhor essa situação, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou, em 2009, o TrashTrack, um programa experimental para observar o trajeto percorrido pelo lixo nos EUA. Para isso foi adotada a utilização de “etiquetas” eletrônicas que permitem o acompanhamento visual em tempo real da localização de cada tipo de lixo.

Para participar do projeto, foram convidadas 500 pessoas da cidade de Seattle, que etiquetaram um total de três mil objetos que seriam jogados fora. Ao longo de dois meses, os objetos cruzaram o país chegando a regiões como a Califórnia, Flórida e Nova York.

A intenção era tentar entender a “cadeia de recolhimento” tão bem quanto entendemos a cadeia de suprimentos para, além de construir estruturas sustentáveis mais eficientes, mudar a mentalidade das pessoas sobre a quantidade e tipo de lixo que produzem. Dê uma olhada no link do vídeo para observar o resultado: https://www.youtube.com/watch?v=fvTZc5hWBNY

Mas não precisa testar essa tecnologia no Brasil para saber o que fazer com o seu lixo. Basta entrar na seção Postos de Reciclagem da eCycle – endereço do link: http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php e descartar corretamente seu item no local mais próximo de onde você está!

Fonte: ecycle.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário