segunda-feira, 8 de maio de 2017

FedEx transforma uniformes de funcionários em cobertores...

 

Implementando um programa de logística reversa, a FedEx Express, empresa de transportes subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX), reciclou 825 quilos de uniformes usados por seus funcionários e os transformou em cobertores, que serão doados para instituições.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o conceito de logística reversa é “caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo, em outros ciclos produtivos ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

A iniciativa da FedEx Express arrecadou 2.676 peças dentre 17 filiais da companhia no Brasil e, contando com o suporte da cooperativa Amigas Arteiras e da Retalhar, negócio social especializado em logística reversa de uniformes, esse material foi transformado em cobertores populares.

Baseado no tripé da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) houve o aproveitamento integral dos uniformes arrecadados e, de acordo com relatório feito pela Retalhar, estima-se que todo o processo de reciclagem tenha evitado a emissão de 1,24 tonelada de CO2 no meio ambiente ao longo de dois meses, período de duração do projeto.

Os cobertores produzidos serão distribuídos pelos próprios funcionários da FedEx entre instituições sociais, como a Rede Rua, associação que dá suporte e atendimento a moradores de rua na cidade de São Paulo, e a ONG Amigos do Bem, que promove o desenvolvimento local e a inclusão social no sertão Nordestino, combatendo a fome e a miséria por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis.

“Assim como fizemos a introdução de veículos elétricos em nossas frotas em 2013, queremos inspirar nossos funcionários e outras organizações a desenvolverem ações inovadoras e práticas sustentáveis facilmente replicáveis. É a primeira vez que fazemos um programa de reciclagem de uniformes e, agora, o resultado poderá beneficiar comunidades carentes nas regiões em que temos atuação”, relata Guilherme Gatti, diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, em release divulgado pela assessoria de imprensa.

Outros projetos

Além da iniciativa da FedEx, a concessionária CCR Rodonorte também participa de um projeto que recicla uniformes fora de uso. Com a parceria das costureiras da Associação para Produção de Sacolas Retornáveis (Aprosar), surgiu o projeto UniFormas, que transforma essas peças em novas roupas e acessórios. Antes de trabalhar com uniformes, a associação fabricava sacolas retornáveis usando lonas de banners como matéria-prima.

Fonte: pensamentoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário