quarta-feira, 10 de maio de 2017

Evento gratuito no Recife leva temas científicos para mesa de bar...


Um bate papo descontraído regado a troca de conhecimentos entre o público e pesquisadores de diversas áreas da ciência. E bem numa mesa de bar. É essa a proposta da primeira edição de "Uma dose de ciência", iniciativa do laboratório de engenharia ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento, gratuito e voltado para o público em geral, ocorrerá nesta quarta-feira (10), às 19h, no Real Botequim, que fica na Avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.

A ideia é oferecer, em tom descontraído, informações sobre os assuntos em evidência na ciência, esclarecer dúvidas, explicar como são feitas as descobertas científicas e o que elas significam para o enriquecimento acadêmico. Participam do encontro também especialistas e pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

O professor do Departamento de Botânica da UFPE, Felipe Melo, será um dos palestrantes do evento. Ele trará uma reflexão sobre os efeitos que a presença humana vem causando no planeta, como mudanças climáticas, aquecimento global e a extinção de espécies da flora e fauna. "Para se ter uma ideia, a Terra está vivendo a era da maior taxa de espécies em extinção. Numa velocidade dez mil vezes maior que a era dos dinossauros", afirma.

Esse debate, reforça o pesquisador, vem com a ideia de dar uma prospecção para o futuro. Ele, inclusive, contextualiza com uma situação hipotética. "As marcas geológicas que deixarmos na Terra poderão ser desvendadas por arqueólogos futuros que, a partir delas, poderão decifrar como nos comportávamos, os hábitos, quantas espécies extinguimos, entre tantos outros aspectos", propõe.


Entre os temas a serem apresentados estão a relação reprodutiva dos insetos com a das pessoas, a ser abordado pelo professor de Entomologia da UFPE, Wendel Pontes, e assuntos sobre conflitos no mundo animal, que terá a professora da UFRPE Christini Caselli à frente.

Fonte: folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário