sexta-feira, 26 de maio de 2017

Engenheiros criam método para fabricar tijolos com o solo de Marte...


Graças a uma técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, o projeto de explorar Marte está mais perto de se tornar possível. Uma equipe liderada pelo professor de engenharia Yu Qiao conseguiu fazer tijolos com solo idêntico ao marciano utilizando recursos muito simples. O novo método foi descrito na revista “Scientific Reports” na quinta-feira (27/04/2017).

“As pessoas que irão para Marte serão incrivelmente corajosas. Serão pioneiras. E eu ficaria honrado em fazer seus tijolos”, disse Qiao. O método desenvolvido pelos pesquisadores consiste em colocar um solo que simula o marciano em um tubo flexível de borracha e, em seguida, submeter essa terra a uma pressão forte o suficiente. Para fazer uma pequena amostra, por exemplo, a pressão necessária é equivalente a derrubar um martelo de 4,5 kg de uma altura de um metro.

O método levou à produção de pequenos discos de 2,5 cm de espessura que podem ser cortados em formato de tijolo. Não é necessário usar um forno nem acrescentar aditivos químicos. Segundo os pesquisadores, o óxido de ferro, que dá ao solo marciano sua cor vermelha característica, age como uma liga. O próximo passo é conseguir aumentar o tamanho dos tijolos produzidos.

A descoberta é importante no contexto em que a Nasa tem planos de levar o homem para Marte na década de 2030. Recentemente, o presidente americano, Donald Trump, assinou uma lei que definiu o objetivo central da Nasa para as próximas décadas: missões tripuladas para o espaço distante, com o planeta Marte na mira.

Fonte: g1.globo.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário