quinta-feira, 16 de março de 2017

Morador do interior de SP constrói e distribui lixeiras para deixar a cidade mais limpa...

 

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública, em 2016 o Brasil, mesmo em crise, teve um aumento de 1,7% no mesmo período em que o PIB despencou 3,8%, totalizando 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos.

Para conscientizar as pessoas, minimizar os danos causados pelos lixos descartados incorretamente e deixar a cidade mais limpa, um morador de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, está construindo e distribuindo lixeiras pelas ruas da cidade.

Ademir Ferras, de 56 anos, trabalha como agente de controle de vetor e teve essa incrível iniciativa há dois meses, enquanto caminhava para sua casa após o trabalho. “Eu sempre via no meio do caminho muito lixo. Aí eu comecei a retirar o lixo. E, como não estava adiantando, surgiu a ideia de colocar as lixeiras para amenizar o meu próprio serviço”, disse em entrevista para o jornal.

Ele constrói duas lixeiras por dia no quintal de sua casa todos os dias após o trabalho, utilizando caixas de frutas e verduras que pega no supermercado. Ademir ainda personaliza seu produto com o número que identifica a lixeira e a data de fabricação. Mesmo trabalhando de segunda a segunda sem nenhum descaso, ele não reclama. “Cansa mais pegar o lixo na rua. Porque o mais gratificante apra mim é o reconhecimento das pessoas que passam na hora em que estou fazendo o serviço.”

Entretanto, mesmo com o trabalho incansável do agende de controle, as pessoas ainda continuam jogando lixo nas ruas de Pindamonhangaba ao lado da lixeira instalada por ele e parecem não se importar com a iniciativa.

Ademir já produziu 62 lixeiras, mas o objetivo é chegar a 150. Porém, ele tem outro desejo como meta principal: fazer com que todas as pessoas se conscientizem e se juntem à sua causa. “A força de uma corrente está na união de cada um de seu elo. Vamos limpar o mundo.”

Em comunicado a prefeitura reconheceu que faltam lixeiras e informou que uma parceria entre a Secretária de Serviços Públicos e o Departamento de Meio Ambiente vai planejar a instalação de lixeiras pela cidade.

Site:  http://www.pensamentoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário