quarta-feira, 22 de março de 2017

Como o uso de drones pode revolucionar a construção civil...

 

No lugar de guindastes ou do esforço humano estão os drones. E entre as funções deste mecanismo podemos incluir a contribuição à Arquitetura e Engenharia evidenciada por um projeto, em fase de pesquisas e testes, em que eles são programados a “tecerem” verdadeiras estruturas, conectando elementos em diferentes construções. Isso porque cabos são presos a esses drones que, enquanto sobrevoam o local, vão construindo simples estruturas, e de um modo muito prático.

O arquiteto Ammar Mirjan, que faz parte da Gramazio Kohler Research, a área de pesquisas da empresa de arquitetura suíça Gramazio Kohler Architects, prevê que em um futuro bem próximo será possível expandir estes experimentos para situações reais. Os experimentos com os drones são feitos em conjunto com um grupo de pesquisas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zürich), mais precisamente um grupo de pesquisas do professor Raffaello D’Andrea, do Instituto de Sistemas e Controle Dinâmico da ETH.

Os drones têm a possibilidade de chegar a regiões de difícil acesso, como sobre rios ou penhascos, o que faz com que a utilização destes novos mecanismos seja vista com bons olhos. Mirjan acredita também que mesmo ajudando na construção de estruturas, os drones não representam uma concorrência desleal para outros métodos já existentes, se tornando um complemento e um aliado nas construções, por exemplo.

Drones na construção civil
 
Atualmente os drones, também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANTs), já são utilizados como colaboradores na construção civil, mas na captura de imagens, o que permite, por exemplo, observar o andamento da construção de um empreendimento com imagens do canteiro de obras. E suas possibilidades de utilização têm aumentado a cada dia, sendo visto até mesmo como uma ferramenta de inspeção, como um sensor termal que apontaria anomalias a serem sanadas a partir da identificação da alteração na temperatura em pontos de uma estrutura.

O uso dos drones gera muitos debates, seja pela legalização deste mecanismo como até mesmo pela questão da privacidade que estaria ameaçada com a utilização dos mesmos. Como vantagens, o maior alcance, a logística facilitada e a economia financeira possibilitada são destaques frente a outros veículos como as aeronaves ou helicópteros.

O assunto gera inúmeros debates, até pelos diferentes modos de utilizar os drones, uma vez que surgem cada vez mais novas possibilidades, com potencial para integrarem os métodos de construção civil em um futuro não muito distante.

E você, o que pensa sobre esta possibilidade, acredita que será a cada dia mais viável a utilização dos drones ou um risco frente aos mecanismos hoje utilizados?

Fonte: blogdaengenharia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário